sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A força que me move...


Eu estes dias me peguei a pensar que antes eu tinha tantas idéias, pensamentos soltos, orações contidas e não conseguia expressar. Era como se estivesse travada, desligada, fechada e algo veio e despertou-me e melhor inspirou-me. Eu sempre amei ler, escrever é uma consequência intrínseca a este hábito. Mas creio que faltava algo mais, uma motivação pra começar. E descobri que hoje escrevo por que tenho uma inspiração: o AMOR. Amor a mim, amor a Deus, amor a vida, amor a minha família, amor aos meus amigos, amor ao próximo, amor ao Mundo que Deus fez com tanto amor e nos entregou. É o AMOR, nas suas mais infinitas e variadas formas e manifestações. Antes talvez eu não soubesse ou achava que sabia o que era amar, eu achava que amor era devolução. E Padre Fábio de Melo bem fala que AMAR é tomar prejuízo o tempo todo.

E a vida me deu motivos para RECOMEÇAR, me alimento destes motivos, me consumo neles... Um dia eu li no livro Quando o Sofrimento Bater a sua Porta que um grande caminho pra esse recomeço é descobrir, o que gostamos, quais são nossos sonhos e aspirações, e nos empenharmos em sua realização. E não precisam ser grandes sonhos, são os pequenos mesmo. Fazer destes pequenas conquistas. Como uma viagem, uma arte que você admire e queira fazer, tocar um insrumento, fazer um curso, ler um livro, aprender a costurar, aprender a cozinhar, cantar, dançar...Enfim, todos temos um sonho, grande, pequeno, mas todos temos e precisamos usar deles , nos empenharmos em nós mesmos, na busca do nosso eu, nossa verdade, nossa essência, o que gostamos, o que nos faz bem, o que nos move, o que nos motiva...

Para atender-mos aos dois grandes mandamentos da Lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesma, eu preciso estar com o meu AMOR em alta o quanto eu puder e conseguir. Pois como amarei a Deus que eu não vejo, sem amar o irmão que eu vejo diante de mim, e como amar o irmão como a mim mesma se eu não me amo. Hoje entendo o que Pe. Fábio falava em uma de suas nobres homílias, a qualidade de nos amor próprio é que nos moverá a qualidade dos demais. E preciso entender esta dinâmica. E entendedo-a e mais que entender, praticá-la, podemos garantidamente viver os grandes Mandamentos e assim ser inteiro e buscar a perfeição de nossos amores. Não é certo que iremos conseguir, mas precisamos e devemos tentar, nos empenhar nesta busca que tem a duração da vida inteira.

Nisto posso dizer que Renato Russo deve a felicidade de expressar: " é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã." Aí volto a dinâmica do Amor, é preciso amar a nós mesmos como se não houvesse amanhã, e assim as pessoas e assim a Deus. É simples mas complexo na ação. Não se cobre se você fraquejar nas primeiras tentativas, importa é "prosseguir decididamente".

Prossigamos!!! Até a próxima!

Nenhum comentário: